segunda-feira, 11 de março de 2013

Espaço Zebra /SP








Caixas de bacalhau viram móveis originais e exclusivos
O artista multimídia Renato Larini mostra nova série de móveis-objetos neste fim de semana em SP

O Espaço Zebra abre neste sábado para mostrar a nova coleção de móveis do artista Renato Larini.

Feitos a partir de caixas de bacalhau encontradas na zona cerealista de São Paulo, os móveis-objetos ganham tratamento em ceras naturais e remetem às referências já encontradas no trabalho fotográfico e multimídia do artista: o dadaísmo, a arte contemporânea e o reaproveitamento de materiais.

As caixas de bacalhau de madeira pinho de riga são normalmente vindas da Noruega e suportam até cem quilos do peixe. Os empórios da região cerealista as descartam depois de retirar o produto e elas normalmente são jogadas no lixo.

Renato Larini, circulando pelas ruas em busca de temperos e ingredientes para os pratos que gosta de fazer na sua casa/ateliê/galeria se deparou com as caixas e logo as recolheu para outro fim: a utilização delas para a produção de móveis reciclados e originais.

Das ruas do centro de SP, elas são então levadas ao ateliê do artista, onde recebem um tratamento especial – são queimadas para retirar o cheiro forte e recebem um banho de cera com óleos especiais criado por Larini e também um polimento para então serem utilizadas como suportes para mesas, estantes, bancos e outros móveis e objetos.

A primeira série, de apenas 10 peças, feitas em dezembro de 2010 foram comercializadas no ateliê do artista, que agora lança 18 novos modelos, entre bancos, estantes, mesas e armários.

Além das caixas de bacalhau – que servem de base para todas as peças, das formas mais variadas – Larini também usa fórmica, madeira de refugo que recolhe de grandes empresas, e gavetas, pés e outros materiais encontrados nas caçambas ou em bazares beneficentes.

“Muita gente fala em sustentabilidade e essa onda reciclável toda, mas compram móveis novos todos os anos, os jogam fora quando estão em estado ruim. Pelo menos eu estou usando material que seria jogado no lixo e transformando essas peças em objetos legais de se ter em casa”, diz Larini.

O Espaço Zebra – ateliê, casa e galeria do artista abre neste sábado com os móveis em exposição a partir das 17h até meia-noite.

Além da nova série de móveis, o espaço também recebe o lançamento do livro “Seiva e Risco”, de Neusa Maria Máximo, da Editora Terracota.

Como em todos os eventos realizados no espaço, além de arte, Larini também usa a criatividade na cozinha, servindo quitutes exclusivos e cervejas artesanais e tradicionais.

Lançamento da série de móveis de Renato Larini
Sábado, 16/03 entre 17h e meia-noite.
Espaço Zebra
Rua Major Diogo, 237
Bixiga
www.espacozebra.com

Nenhum comentário: