quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Plástico mundo



O Greenpeace detectou, em mais de 30% dos brinquedos chineses analisados, altos níveis de metais pesados. O estudo, publicado pela organização de defesa do meio ambiente em Hong Kong e divulgado pelo diário local "South China Morning Post", indica que 10% dos brinquedos pesquisados superam os níveis de chumbo permitidos pelos padrões nacionais. Os pesquisadores  adquiriram cerca de 500 brinquedos em Hong Kong e em outras quatro grandes cidades chinesas (Pequim, Xangai, Cantão e Wuhan) e os analisaram com raios X.
Os aparelhos usados podiam detectar seis metais (antimônio, arsênico, cádmio, cromo, chumbo e mercúrio), todos conhecidos por sua toxicidade e que podem ter efeitos muito prejudiciais para a saúde se forem encontrados em quantidade excessiva.
De acordo com o estudo, um dos brinquedos analisados tinha níveis de chumbo 200 vezes superiores aos permitidos pelas autoridades sanitárias chinesas e 1.200 vezes maiores que os padrões dos Estados Unidos, por exemplo.
Os brinquedos contaminados não só podem afetar crianças quando estas os tocam ou os levam à boca, "mas também pode propagar seus efeitos pelo ar", assegurou o responsável da campanha, Ada Kong Cheuk-san.
Então, o plástico está em tudo. Nas embalagens de comida, nos recheios de almofadas, nos computadores...E no Brasil? Quem inspeciona? Quem nos dá garantia?


Sei que eles reciclam muitos computadores, derretem as peças de metal e muitas vezes ficam pedacinhos de metal no plástico que vai para a reciclagem.

Nenhum comentário: