quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Prognóstico de tendências de 2007-2008

Estava mexendo em uns materiais antigos e achei esse prognóstico de tendências que fiz em 2008. Lembro que na época ainda não tinha muita opção de imagens para usar e foi sofrido produzir os painéis... Engraçado ver que acertei muita coisa...A ideia era pegar os principais movimentos de comportamento e definir em imagens. Comecei a detectar esses movimentos em alguns clips mais vanguarda, em algumas revistas, uma imagem em blog ou tumbrl, uma ali outra aqui. Filmes também e nas ruas. Hoje temos corações e Paris à exaustão. Deu vontade de colocar isso aqui hoje com uma vantagem a posteriori, ou seja, poder contar com a experiência para analisar. 

O etsy foi invadido por imagens de souvenirs de Paris, Klimt invadiu os blogs em 2009 e estamparia art nouveau choveu nas passarelas e editoriais. No we love heart tem 3000 fotos românticas de Paris... 

Ilustrações femininas, feitas por garotas,  também invadiram os editoriais e vitrines. O feito à mão fez surgir mais de um milhão de blogs dedicados ao tema (uau).

Na decoração, a invasão de papéis de parede e clima, muito clima. 

Delicadeza total...o amor é zen. É um cultivo.

Almofadas, cartazes, quadros, arte, ilustrações e acessórios com a palavra amor vieram por todos os cantos. E flores de todos os materiais. E as flores ficam, fazem parte deste universo feminino assumido e adulto. E rendas...profusão delas em tudo: das roupas à customização de cerâmica. Do design gráfico aos brincos...tudo!

Cartela continua mais atual que nunca.
























 O étnico está fortíssimo hoje, mais do que nunca e continua já que a África está investindo no capital cultural deles. O folk continua, agora com o cigano. 
O amor...nossa, cada vez mais pessoas entram com essa vontade de fazer as coisas à mão, dedicação quase zen. A quantidade de posters, frases, fotos de casais se beijando, corações, torres eiffel e tudo o mais relacionado à isso que se encontra por aí é absurda. Confira aqui... e aqui A simplicidade está até em vitrines e displayers de lojas, esse foi apropriado. Aliás, as vitrines de grandes lojas deste ano apostaram em muitas destas tendências: Flores gigantes de papel, modelos jogadas, escapistas, muitas cores em linguagem mais urbana. O inocente é forte enquanto durar a moda de ter filhos e colocar as fotos grávidas nos blogs...uma febre isso! E a floresta...bom, visite o etsy e me conte quantos deers você encontra por lá! As vitrines também abusam desse sintoma e enchem vitrines... De


O próximo que vou colocar é o prognóstico de 2009 para hoje, um esquema puramente identidário.



Nenhum comentário: