sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Barato cigano

Quanto podemos ser livres com a vida suturada ao sistema? Ciganos lembram esse tema.
O nomadismo também estabelece uma relação com a internet. Na internet somos nômades, devemos evitar as paradas, podemos cambiar.
O étnico, como tendência na linguagem de moda, é uma reação à globalização. Ora, enquanto a assepsia cria não-lugares, ou seja, lugares iguais em todos os cantos do mundo, algumas pessoas resolvem preservar suas identidades. Stuart Hall descreve a fragmentação da identidade e podemos desfrutar de várias ao mesmo tempo. Bem vindo ao pós-moderno.
Entra então essa perspectiva cigana.
David Harvey diz que esse resgate pode ser apenas maquiado, estou percebendo que é muito por aí mesmo.
Então, dentro do resgate, temos este estilo de vida. Apenas a forma nos chega, o conteúdo, fica de lado. Mas mesmo assim ainda temos pistas. Ciganos tem essa relação com a liberdade e é um tema que permeia nosso tempo. Podemos ser livres?



Outro fator de relação é a questão que nos faz pensar...de onde vieram? Dizem que eram da Índia. E tem esse mix de folk indiano e do leste europeu.
Só sei que me agrada. O movimento hippie foi muito inspirado por eles e parece que além de moda, o momento agora é de reflexão...mais que inspiração. Talvez mais que forma e também conteúdo.

Nenhum comentário: