domingo, 26 de junho de 2011

Estilo Art Deco

  O estilo Art Deco inicia depois da Primeira Guerra Mundial, em 1925, numa feira(Exposition Internationale des Arts Décoratifs et Industriels Modernes). É um estilo bem burguês. Dos imigrantes e das massas. 


Mas as influências são bem anteriores. 




  O movimento arts and crafts de William Morris e sua turma também tentam recuperar o trabalho artesanal, destinado ao esquecimento pela revolução industrial. 
  Como a Partilha da África acaba disponibilizando para os europeus a arte africana primitiva. Isso causou um frenesi no mercado. Picasso se apropria dessa arte e cria o Cubismo, onde formas geométricas e abstração predominam. O estilo é filho do cubismo, assim como os movimentos construtivismo, futurismo e o neoplasticismo de Mondrian.  









  O Art Deco se apropria também do Glamour Hollywoodiano. A moda é geométrica, os tecidos enviezados de Vionnet, peles e mais peles. Quanto mais exotismo, melhor...Porém, há uma simplicidade nas roupas diárias...são chemises simples.


Gloria Dickenson

  Era um estilo das massas. Valentino, exotismo e o mistério era o que seduzia as massas. E as massas estavam nas grandes metrópolis.

fonte acier noir de 1936


Nova Iorque adere ao art deco na arquitetura, assim como outras capitais.



Nenhum comentário: