terça-feira, 15 de março de 2011

Por um consumo consciente!


Adoro esta imagem da princesa e a ervilha. É como eu vejo as mulheres criativas hoje, sensíveis às mudanças que estão acontecendo e se adaptando. Não dá mais para consumir qualquer coisa e de qualquer jeito.



Estava escrevendo um prognóstico sobre o que vai pegar neste ano de 2011. Uma das coisas fundamentais, que ninguém tinha planejado, foi a catástrofe no Japão. O acidente na usina nuclear e o próprio terremoto e tsunami foram percebidos pelas pessoas como alguns  fatos a serem pensados: sobre energia sustentável, por exemplo. O consumo acaba envolvido nisto tudo. 
Quando a onda baixou, o consumo foi levado junto com os destroços.
Estava programada uma diminuiçao do consumo para 2011:

- As pessoas pensam antes de sair para comprar. Levam em conta o que os amigos nas redes sociais indicam; 

- Pesquisam muito mais e preferem comprar online; 

- Os mais jovens não querem mais comprar por comprar. Preferem investir em tecnologia: câmeras, macbooks, ipads, ipods, tvs de LCD;

- Onde tem tecnologia, tem cultura atrás: os hábitos de consumo serão guiados pelas novas tecnologias adquiridas;

- Se de um lado temos as  garotas consumistas desvairadas,  que ficam babando por sapatos de celebridades e trocando de celular a cada cinco meses,  de outro temos moçoilas que deixam de estar à mercê desta falsa liberdade. Usam a criatividade e sobrevivem ao martírio do que é imposto, criando novas visões de mundo;

E sem novas visões de mundo, como iremos solucionar os problemas que existem hoje? Como disse Einstein...pensávamos assim quando os problemas foram criados, para resolvê-los precisamos pensar diferente.

(fonte: Faith Popcorn)

Nenhum comentário: